Bloggers Bleggers Blum!

Tem dias que eu tô bloggers daí aparece uns bleggers e eu fico blum mesmo!

A arte do golpe de Marketing




Nuss, fazia uma cara que eu não postava, heim?
Mas para comemorar a volta dos que não foram, aqui vai um post para a seção Metendo a Boca.
Todo mundo sabe que a Google quer dominar o mundo. E para isso ela tem concorrentes de peso…
Só que o que a Google tem que as outras não têm é um dos seus piores defeitos: o apelo excessivo aos golpes de Marketing.
Primeiro foi o GMail. Meia dúzia de gatos pingados foram os privilegiados e só podia ter um GMail quem conseguia um convite. furor na web! Todo mundo correndo atrás do bendito convite, mesmo sem saber direito como era o GMail, se era seguro, se era estável… E depois de um tempo qualquer idiota entrava no site do GMail e fazia seu próprio e-mail sem depender de ninguém. Mas o furor inicial serviu pra divulgar o serviço da Google, pois não há nada que o ser humano mais queira no mundo do que fazer parte de algo, ainda mais quando se parece exclusivo.
A mesma coisa foi com o Orkut. De novo os malditos convites. De novo cadastro free depois de algum tempo. Corre-se à toa, sabe-se onde tudo vai acabar, com tanta rede social surgindo a cada semana, virando filme e tudo mais.
Aí vem o Google+ (leia-se Google Plus). Furor em busca de convites. Mas a verdade é que os convites não estão disponíveis… E para causar ainda mais, a Google diz que estão esgotados os convites… Mas, se estão esgotados, por que permitem o envio? Só para quem quer acessar ficar dando de fuça com o aviso de que os convites estão temporariamente esgotados? EXATO!!! Isso causa mais furor ainda, e tem gente vendendo até a mãe pra conseguir convite pro Google+.
O fato é que a Google não pensa que essa falsa promessa de envio de convites afeta a credibilidade das empresas que acreditam estar distribuindo convites, e afeta também a credibilidade da própria Google, que ao meu ver, só serve para buscas, pois tudo que comprou acabou estragando, como o Orkut, o YouTube…
E além do mais, os hackers e crackers já se aproveitaram do momento para usar os convites como iscas para roubar senhas de cartão de crédito, cair a conexão da internet, deixar o computador lento…
Tudo por quê? Porque o ser humano gosta de fazer parte, gosta de ser exclusivo, gosta de TER, mesmo que não saiba direito pra que que serve, mesmo que não vá usar.
Será que a Google não aprendeu com o fiasco do Wave?
Precisamos mesmo disso tudo? Titter, Facebook, Orkut, Google+, MySpace… No fim todos se integram e em todo lugar que se loga lê-se a mesma atualização do mesmo amigo. Pra quê?
No fim todo mundo acaba usando um integralizador, que posta a mesma bobagem que ninguém vai ler em todas as timelines de todas as redes sociais.
Lembro de ver um documentário sobre não sei quem, que abriu um restaurante não lembro em que década que foi, só sei que foi em NY. Gastou rios e rios de dinheiro em promoção e na inauguração não apareceu um gato pingado. Sabe o que a pessoa fez? Começou a espalhar cartazes de “reservas esgotadas” pela cidade toda. E então o restaurante virou um sucesso!
Não adianta. Enquanto o ser humano tiver essa necessidade de ter tudo ao mesmo tempo agora sem ficar de fora de nada, o golpe mais velho de marketing continuará surtindo efeito e tornando mais fútil agora também a vida virtual.

RSS 2.0 | Trackback | Comentar

Comentarios desabilitados.