Diário da Reforma – Aperte os cintos, a cozinha sumiu!
Como diria Jack, o Estripador: vamos por partes.
Primeiro vamos ver a planta original da cozinha:

Ela faz divisa com o banheiro. Originalmente, aquele “dente” de costas para o box, era o local da geladeira. Porém, eu não gostava desse layout. Não achava prático. Gosto da geladeira do lado oposto do fogão, com a pia no meio.
Essa porta que dá acesso à área externa da casa já não existe faz tempo. No lugar dela foi colocada uma janela. Aqueles quadrados na parte de cima, desenhados à lápis, com um X, são dois pilares, com um telhadinho, que protege a janela.
No nosso projeto, a cozinha ficará assim:

A parede onde ficava a porta original, com acesso à área externa da casa, e que foi substituída por uma janela, será totalmente demolida, assim como os pilares e o telhadinho que protege a janela. No lugar disso será erguida uma área de serviço. O que separará a área de serviço da cozinha, será uma meia parede (*momento piada interna: antes meias palavras do que meias paredes! *). A janela que antes estava na parede da cozinha, será transportada para a parede da lavanderia. Uma porta lateral da casa, que não era usada, será removida e reutilizada na área de serviço, voltada para o pomar.
Agora imagine sair um dia de casa, deixando a cozinha assim:

E voltar na hora do almoço, encontrando-a assim:

Foi um choque! A sensação que se tinha era a de se estar em um filme de terror, ou de ficção científica, quando o monstro ou o terremoto engolem parte da casa. Por mais que se planeje algo e saiba que são alterações para melhor, nunca se está realmente preparado para presenciar uma cena dessas.
Passado o susto e a aflição, conseguimos imaginar o resultado final e já nos acostumamos com o atual cenário:

Do lado de fora antes, com os pilares, a janela e o telhadinho:

Do lado de fora, depois:

Obrigada por acompanhar O Diário da Obra! Espero que você esteja gostando tanto quanto nós, realizando este sonho. Se você ainda não viu os outros posts sobre o tema, entre na Categoria Diário da Obra e fique por dentro. Apesar dos comentários serem fechados aqui, você pode mandar mensagens no Facebook e por e-mail que eu respondo.
Até a próxima postagem!